Calefação de Ambientes

Piso Aquecido - Sistema com eficiência testada e aprovada no frio europeu.

Aquecedor Solar para Residência

Sua casa com água quente a qualquer hora do dia.
 

Aquecimento Solar para Piscina

Antecipe e prolongue o uso da piscina.
 

Serviços e Manutenção

Profissionais treinados e capacitados para melhor lhe atender.

Notícias & Artigos

No mundo do petróleo, Abu Dhabi aposta em energia solar

No mundo do petróleo, Abu Dhabi aposta em energia solar

Os arranha-céus de Abu Dhabi desaparecem gradualmente no espelho retrovisor. A estrada passa por desertos, areia e poeira. Dos dois lados da pista, fios elétricos sustentados por postes altos mudam a paisagem e, ao mesmo tempo, abastecem de energia uma região onde o consumo individual de combustíveis fósseis é o mais alto do mundo.

Os moradores do emirado precisam de uma enorme quantidade de eletricidade para refrigerar residências e locais de trabalho. Até o momento, essa eletricidade é gerada quase que exclusivamente por petróleo e gás, mas a longo prazo, essa situação poderá ser bem diferente.

SAIBA MAIS:


Emirados Árabes abrem sua 1ª grande usina de energia solar.
A 120 quilômetros de Abu Dhabi está a maior usina de energia solar do mundo – a única do tipo nessa parte do planeta. Fileiras de espelhos curvados brilham ao sol até onde a vista alcança. O diretor da Masdar Clean Energy, Bader al-Lamki, explica que a área total do empreendimento é de 2.5 quilômetros quadrados, o equivalente a 285 campos de futebol.

A empresa matriz Masdar é dona de 60% da usina. O grupo francês de energia Total e o espanhol Abengoa possuem, respectivamente, 20% cada. A chamada Shams 1, cujo nome significa "sol", deverá fornecer 100 megawatts de eletricidade.


Fileiras de espelhos curvados brilham ao sol até onde a vista alcança
Foto: Reuters
Lamki trocou seu Keffiyeh, o pano usado pelos homens na região para cobrir a cabeça, por um capacete de segurança. Ao longo de uma extensa fileira de espelhos, percebe-se a diferença da Shams 1 para uma usina comum: em vez dos refletores fotovoltaicos, que convertem a luz solar diretamente em eletricidade, ela usa o calor do sol.


Os espelhos refletem os raios solares e os direcionam para um tubo absorvedor, no qual flui óleo, que, por sua vez, acaba aquecido. Esse calor é usado para evaporar água acionando turbinas de vapor que fornecem energia a um gerador.

Desafiando o clima
O processo é complexo e relativamente caro, explica Lamki. A usina custou US$ 600 milhões, e existem dúvidas quanto ao seu custo-benefício. "Os preços precisam cair", admite. "Nos últimos três anos, o custo das fotovoltaicas têm caído vertiginosamente. Em alguns lugares já chega a se equiparar com o gás."

De todo modo, o fato é que Abu Dhabi se volta às energias renováveis. "Essa terra é abençoada duas vezes", explica Lamki. "Por nossas reservas de petróleo e também pelo sol abundante. Até 2020, 7% da energia elétrica em Abu Dhabi serão gerados por meios sustentáveis."

Segundo Lamki, a meta não podia ser ainda mais ambiciosa. "Como primeiro passo, esse já é um grande desafio, e não é pouco para um período de uma década".

Extrair energia solar do deserto pode parecer, em um primeiro momento, tarefa fácil, mas o processo é, na verdade, bastante complicado. O engenheiro Abdulaziz al-Obaidli lembra que não se pode esquecer, por exemplo, de fatores como a poeira, que dispersa os raios solares.


Na região, a escassez de água leva a temperaturas de mais de 50ºC no verão e causa grandes problemas para os sistemas de resfriamento
Foto: Reuters
"Às vezes temos menos sol do que o sul da Espanha, apesar de estarmos mais próximos do equador. E soma-se a isso a alta umidade e o pó que se acumula nos espelhos", explica.

E, para fazer a limpeza dos espelhos, é necessário água, um bem precioso em Abu Dhabi. O especialista busca uma maneira de limpar a seco, mas ainda não foi encontrada uma solução.

Na região, a escassez de água leva a temperaturas de mais de 50ºC no verão e causa grandes problemas para os sistemas de resfriamento, explica o diretor da Shams 1, Yousif al-Ali. Por essa razão, eles desenvolveram um sistema com ventiladores gigantes. Essa é, segundo ele, uma das maiores instalações de resfriamento já feitas no mundo.

Sem abrir mão do gás
Apesar das dificuldades, o diretor garante que a usina é a mais eficiente no mundo da categoria. A Shamas 1 utiliza aquecedores modernos a gás para garantir que o óleo aquecido pelo sol esteja sempre na temperatura mais eficiente para a realização das operações. O uso de gás não é incomum nos sistemas termo-solares, afirma Ali. Normalmente é utilizado à noite para a geração de energia.

Obaidli trabalhou na construção de usinas semelhantes na Espanha, onde a empresa Masdar também têm participação. Lá se utiliza sal para a transferência e armazenamento de calor, no intuito de garantir o funcionamento ininterrupto da usina . 

 

FONTE: TERRA.COM

« voltar

Conteúdos relacionados

07/03/2016 - Aquecedor Solar a Vácuo vs Placas de Polipropileno 29/06/2015 - Aquecedor Solar é opção em cesta de soluções energéticas para a crise 20/04/2015 - Energia solar alimenta casas populares 01/02/2015 - Após Anúncio Surpresa, Setor de Aquecedores Solares Aguarda Diálogo Com Governo 01/02/2015 - Holiday Inn Parque Anhembi (SP) investe em energia solar 02/10/2014 - Brasil é preveligiado quando o assunto é aquecimento solar... 16/09/2014 - Famílias de baixa renda vão economizar 70% de energia com aquecedor solar 19/08/2014 - Alemanha bate recorde de energia solar 19/08/2014 - Células Solares podem fazer com que janelas gerem energia elétrica 14/08/2014 - Aprenda a construir um aquecedor solar com material reciclável 07/08/2014 - Casa 'viva' garante economia de água e energia solar com soluções caseiras 02/08/2014 - BANCO INTELIGENTE CARREGA CELULAR COM ENERGIA SOLAR 02/08/2014 - Benefícios da instalação da energia solar 02/08/2014 - Londres inaugura a maior ponte solar do mundo 22/07/2014 - Aquecedor solar a vácuo 22/07/2014 - Aquecedor solar a vácuo 22/07/2014 - Com o aquecedor solar minha conta caiu! 22/07/2014 - Energia verde em casa gera desconto na sua conta de luz 22/07/2014 - Isenção do ICMS incentiva uso de energia solar 21/07/2014 - A Energia Solar no Brasil e Seus Benefícios 21/07/2014 - Casa que produz própria energia é quase 100% autossuficiente. 21/07/2014 - É tempo de energia solar 21/07/2014 - Mito ou Verdade? Saiba quais são as maiores dúvidas sobre aquecedor solar. 15/07/2014 - O que é aquecedor solar a vácuo? 28/06/2014 - Aquecedor solar em 300 casas deve gerar economia de energia de 30% 08/05/2014 - Dinamarca estabelece meta de energia 100% limpa até 2050